Ensaio de casal fazenda Jagoara Velha - Matozinhos, MG
Marcela e Paulo
Compartilhe
Finalmente conheci a famosa fazenda Jagoara Velha e confesso que fiquei surpreso. Como a maioria das fotos que vemos na internet são das ruinas achei que não teriamos tantas outras opções de cenários para compor nosso ensaio, mas quando chegamos la fomos surpreendidos com tanta coisa perfeita que tem naquele lugar!!
São e infinitas as possibilidades de registros incriveis, obrigado casal por nos levar para conhecer e contar mais essa historia incrivel que e a de vocês dois. Que venha logo o grande dia e que seja ainda mais perfeito!!
ah, vou deixar aqui em baixo um pouco da história da fazenda... e tem história...
Jagoara é um conjunto de 14 fazendas localizado na região de Matozinhos (MG) e durante o ciclo do ouro mineiro produziu toneladas do metal. Hoje, o local é propriedade da família de Lêda Torres de Andrade, que quis resgatar essa história de grandiosidade e decadência através do livro “Jagoara – Do Pó de Ouro ao Pó do Tempo” (Editora Neutra, R$ 40). O lançamento acontece amanhã, às 19h, na Academia Mineira de Letras.
“Logo que me mudei para a fazenda percebi que aquele era um lugar muito intrigante e cheio de história. Não tenho formação acadêmica, mas, ainda assim, herdei esse gosto por história e literatura do meu pai (o advogado humanista Niso Torres), e me pus a pesquisar. Quando resolvi que escreveria o livro, me aprofundei nas pesquisas. Fui ao arquivo público, a Sabará (à casa Borba Gato), a Diamantina, pedi que pessoas conhecidas pesquisassem por mim em Portugal. Também recebi a ajuda do professor Ivo Porto de Menezes. Foram nove anos de pesquisas”, relata Lêda.
O livro, no entanto, não é exclusivamente histórico. A esse teor é mesclada uma narrativa romanceada com inserção de personagens da época. “Como não tenho formação em história, não me senti apta a fazer uma obra exclusivamente assim. Também acreditei que ficaria um tanto cansativa. Por isso decidi romanceá-la, usando os fatos como pano de fundo”.
Lêda, que perdeu o marido no ano passado, continua lutando pela preservação do legado de Jagoara. Segundo a autora, o mais impressionante ali é a destruição da igreja de Aleijadinho. “É muito estranho que uma igreja executada por esse artista tenha chegado ao estado de ruína que chegou”, diz. Ela mesma contatou conhecidos na Usiminas para que ajudassem a escorar o imóvel. Além disso, a casa grande da fazenda passou por reforma recente. E é no intuito de preservação que se dá o lançamento do livro que remonta a história da fazenda.
Fonte: https://www.otempo.com.br/diversao/magazine/legado-historico-de-fazenda-do-ciclo-do-ouro-revelado-em-livro-1.790094